Instrumentos
Home Up Instrumentos Músicos Glossário

 

Alguns Instrumentos Musicais da Índia

Pode-se dizer  que a Índia  é um país de países; a sua diversidade de línguas, religiões, culturas e tradições não tem  paralelo em nenhuma parte do mundo. Os instrumentos musicais Indianos são igualmente de natureza muito diversa.

A maior parte dos instrumentos musicais Indianos evoluíram durante séculos.

Cada instrumento tem a sua história própria por trás da sua evolução.

wpe1.jpg (7900 bytes)

A SITAR

Provavelmente o mais popular instrumento de corda da Índia é o Sitar. Os instrumentos de corda ganharam popularidade porque as cordas são consideradas o melhor acompanhamento para cantar, o  elemento base da música da Índia.

O corpo principal da sitar é feito de madeira contudo a cabaça principal, a toomba é feita de abóbora. A abóbora actua como um ressoador ou como uma caixa de som.

É composta de sete cordas principais e 11 cordas que vibram por simpatia. Os  trastos numa sitar são curvos, uma brilhante inovação   que ajuda o artista a tocar escalas diferentes e a variar a altura de som à medida que toca o instrumento, puxando as cordas dos lados. A amplitude da altura de som é de 3 ou mais oitavas.

Na verdade a origem da sitar  remonta ao Irão. Costumava ser chamada "setar" que quer dizer 3 cordas. Contudo a sitar moderna, tal com   conhecemos, desenvolveu-se na Índia  no século XVIII.
wpe2.jpg (21830 bytes)
A TAABLA

é um instrumento de percussão muito popular na Índia. É constituída por dois tambores chamados tabla e dagga (bayan) respectivamente. O tambor agudo (tabla) é geralmente feito de madeira e o topo é coberto com uma pele esticada. Para produzir o som agudo próprio da tabla, o artesão tem que fazer uma mistura forte  no centro da tabla (shahi). A pele é colocada à volta da estrutura de madeira com  a ajuda de cordas de cabedal (wadi) e blocos redondos de madeira (gatta).

A afinação é feita com a ajuda dum martelo que bate sobre os gatta para deixar a pele tensa ou lassa.

wpe2.jpg (10255 bytes)

 
 

HARMONIUM

O harmónio pertence à família dos instrumentos de sopro. O harmónio trabalha basicamente com uma caixa de madeira em que o ar é insuflado com o auxílio de foles.

wpe3.jpg (8732 bytes)

    
 
TANPURA

 Ganhou popularidade nos centros de meditação por causa do seu som calmante que tem um efeito relaxante.

 A tampura é feita de madeira e tem uma base mais longa do que o sitar.Tem quatro cordas .

 

 

 

Adaptado

Editorial provided by: Vivek Bhargava, Bhargava and Company (India)

http://www.khazana.com/music/musexh.html